NOVA OLINDA O SURGIMENTO DE UM MUNICIPIO
No dia 03 de outubro de 1951, com o assassinato do Capitão Plácido Gomes Sá, prefeito de Santana do Cariri, na saída do Crato Hotel (em Crato), veio a assumir a prefeitura o então Vice Prefeito Cicinato Furtado Leite, cumprindo o restante do mandato até 1955.
Nessa época, o município de Santana do Cariri vive um cenário político conturbado no destino sucessório do executivo municipal. Então os irmãos Cicinato Furtado leite e Jorge Furtado Leite, vem ao Distrito de Nova Olinda convidar Antônio Jeremias Pereira, já reeleito vereador em seu segundo mandato (1947/1951 – 1951/1955) para lançar sua candidatura a prefeito de Santana do Cariri, por representar um consenso de paz na política local.
Antonio Jeremias Pereira aceita o convite com o acordo de emancipar o distrito de Nova Olinda a condição de cidade.
Eleito prefeito de Santana do Cariri, entre 1955 a 1959, Antônio Jeremias Pereira inicia os procedimentos plebiscitários no distrito de Nova Olinda para a emancipação, tendo os Furtado Leite como principais apoiadores e no dia 14 de Abril de 1957 Nova Olinda se torna município, vindo ter seu primeiro prefeito em 1958.